sexta-feira, 26 de junho de 2009

Para começo de conversa

Diário da II Conapir 2009

Depois de um acirrado debate de idéias entre a sociedade civil e o governo do estado do Rio Grande dos Sul sobre a condução da Pré Conferência Regional, tem inicio a II Conferência Nacional da Igualdade Racial.
Na abertura, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, as filas já eram grandes, mas a dinâmica da estrutura disponibilizada pela Secretaria Especial da promoção da igualdade racial e do conselho nacional da promoção da igualdade racial (SEPPIR/PR) - organizadores do evento - facilitou o acesso para o credenciamento dos 1300 delegados inscritos. Além destes,300 convidados especiais, entre eles, participantes de outros países, são esperados para os trabalhos que serão desenvolvidos durante estes quatro dias.
A tarde, por volta das 16 hs, o ministro Edson Santos concedeu uma entrevista coletiva onde discorreu sobre as motivação da conferencia, especialmente sobre o Decreto 6.872/09 que dispõe sobre o Plano Nacional de Promoção da Igualdade Social. Segundo o ministro, o Planapir, tem como metas cinco ministérios ou ações específicas, que são a saúde, educação, trabalho, acesso à terra e segurança, além de dialogar com o Ministério da Justiça.
Já à noite, a cerimônia de abertura, foi coberta pelo Axé dos religiosos de Matriz Africana que encabeçados pelos gaúchos, seguiram em um cortejo ocupando os corredores do Plenário Lélia Gonzales com cantigos sagrados seguidos pela Filarmônica Afro Brasileira – Filafro. Kika de Bessen, integrante da Coordenação Nacional de Entidades Negras e do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), produziu um discurso exaltado sobre o significado da SEPPIR na longa e contínua luta dos movimentos sociais contra o racismo, seguida pelo discurso do ministro Édson Santos. No encerramento do ato, a manifestação cultural indígena, cigana, palestina e afro baiana roubou a cena das autoridades presentes colocando uma multidão, prá lá de animada, para dançar.

2 comentários:

  1. Juventude em Foco Apredinzagem Digital Estamos aqui no meio da Oficina com Jovens da Restinga, que são praticamente Jovens Negros e Negras trabalhando Comunicação Popular. estamos instrumnetalizado o núcleo dicussão sobre nossa etnia na Abraço (Associação Brasileira de rádio e Tv Comunitárias) Nas dependencia da RÁdio Quilombo FM. Queremos FALAR que que vamos dar total cobertura este Blogger aqui de Porto Alegre - Restinga. pelas Ondas da Rádio Comunitária Quilombo Fm, Axé... Axé... Axé...

    ResponderExcluir
  2. Juventude em Foco Apredinzagem Digital Estamos aqui no meio da Oficina com Jovens da Restinga, que são praticamente Jovens Negros e Negras trabalhando Comunicação Popular. estamos instrumnetalizado o núcleo dicussão sobre nossa etnia na Abraço (Associação Brasileira de rádio e Tv Comunitárias) Nas dependencia da RÁdio Quilombo FM. Queremos FALAR que que vamos dar total cobertura este Blogger aqui de Porto Alegre - Restinga. pelas Ondas da Rádio Comunitária Quilombo Fm, Axé... Axé... Axé...

    ResponderExcluir