sexta-feira, 26 de junho de 2009

Religiosos acertam o passo para Conferência


Reunião de Terreiros

As atividades da manhã do dia 26 não haviam começada e os religiosos de matriz africana já estavam reunidos à título de organização para a votação do Regimento Interno (R I) da Conferência. Aos poucos, a reunião foi tomando corpo e a discussão ampliou para a intervenção do povo de terreiro nas ações do Planapir.
Quanto ao Regimento Interno, os participantes da reunião pediram atenção à presença e pontualidade de todos durante as votações. Foi sugerido também que todos “empregassem o bom senso” durante as votações, evitando o excesso de destaques e as discussões que não forem de interesse da grande plenária. Outros encaminhamentos ficaram em torno do empenho para a construção do Fórum Nacional de Religiosidade de Matriz Africana.
Retornando ao Plenário, a abertura cultural ficou por conta do Tambor de Criola do Mestre Teodoro, com o canto e dança difundido no Maranhão que evoca a raiz do nosso samba. Feita a apresentação, foi dado início ao processo de votação do R I que transcorreu com poucos destaques e dentro do tempo previsto.
Ao final, os religiosos entraram novamente em cena, mas desta vez tirando as rezas e cantos de cada uma das nações presentes para homenagear Mãe Beata de Yemanjá do Rio de Janeiro, que completa na data, 78 anos.
Na foto: Mãe Beta de Yemanjá - Flickr

Nenhum comentário:

Postar um comentário